Noticias

Noticias

AstraZeneca testará terceira dose e nova versão de vacina na Bahia

 

Imagem: Divulgação/AstraZeneca

A Bahia será um dos estados onde a AstraZeneca testará uma nova versão da vacina contra a Covid-19 e uma terceira dose de aplicação.  A pesquisa visa fornecer imunidade também para a variante identificada primeiro na África do Sul. Autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o estudo abrangerá também voluntários do Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O estudo será patrocinado pela empresa Astrazeneca e a vacina será fabricada pela empresa Symbiosis Pharmaceutical Services, sediada no Reino Unido. Vai envolver as fases II (pré-clínica) e III (clínica, que envolve pesquisa em seres humanos). A pesquisa terá 2.475 participantes, sendo 800 no Brasil, além de voluntários do Reino Unido, África do Sul e Polônia

Conforme a Anvisa, haverá três grupos de testagem: o primeiro receberá uma terceira dose naqueles que não contraíram a Covid-19 e receberam as duas aplicações previstas atualmente, no segundo serão aplicadas duas doses em pessoas que não foram infectadas e também não receberam vacina e, por fim,  haverá teste com vacinados com a primeira dose no imunizante atual que terão a segunda dose na nova versão da vacina.

Nova vacina

A Anvisa também aprovou os testes clínicos em uma nova candidata à vacina, desenvolvida pela Academia Chinesa de Ciências Médicas. Segundo a agência, será realizado um ensaio clínico de Fase III, controlado por placebo (um grupo não receberá a vacina) de um produto que usa células vero (inativadas) em adultos de 18 anos ou mais, após um cronograma de 2 doses, com intervalo de 14 dias entre as duas aplicações. O estudo terá 7.992 participantes, de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Fonte: Bahia.Ba

Tecnologia do Blogger.