Noticias

Noticias

Campanha Nacional de vacina contra gripe começa na segunda quinzena de abril

 

Foto: Reprodução

 A campanha nacional de imunização contra o vírus da influenza vai começar na segunda quinzena de abril em todo o país, ao mesmo tempo em que é realizada a vacinação contra a Covid-19. Ainda não há estudos sobre a chamada coadministração das duas vacinas para saber como é a interação no organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta adquiriu um quantitativo de 80 milhões de doses junto ao Instituto Butantan para a vacinação dos grupos prioritários. Em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não foi informada sobre o planejamento da aplicação.

Em nota enviada a Tribuna da Bahia, o Ministério da Saúde informou que "a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza está prevista para ser realizada na segunda quinzena de abril. A pasta adquiriu um quantitativo de 80 milhões de doses junto ao Instituto Butantan para a vacinação dos grupos prioritários. O cronograma de envio das doses aos estados está sendo organizado e tão logo essa distribuição esteja fechada, será divulgada. Em 2020, foram vacinadas 73.672.162 do público-alvo”.

O ministério também destacou  “considerando que os estudos de coadministração das vacinas contra a influenza e a Covid-19 ainda estão em andamento, neste momento não será recomendada a administração simultânea das vacinas contra a Covid-19 com outras vacinas, conforme documentos já publicados pelo Ministério da Saúde. Deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre essas vacinas. Essas informações serão repassadas aos profissionais de saúde para ficarem atentos durante a aplicação das vacinas e o Ministério da Saúde irá orientar a população”.

O Instituto Butantan garante que as vacinas serão embaladas em linhas independentes. Portanto, uma não atrapalha o planejamento da outra. Cada linha conta com uma capacidade diária de embalo de 600 mil a 1 milhão de doses por dia.

Também em nota enviada a Tribuna da Bahia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que “a campanha de vacinação contra influenza é uma estratégia prevista no calendário básico de imunização e definida pelo Ministério da Saúde que informa o início da mobilização e quais os públicos eletivos para receber as doses em todo o país”.  Assim que forem comunicados, a SMS vai seguir o calendário recomendado pelo Ministério da Saúde".

Fonte: Tribuna da Bahia

Tecnologia do Blogger.