Noticias

Noticias

Nova variante da Covid-19 é detectada em Barreiras e Santa Rita de Cássia, no oeste da BA

 

Foto: Reprodução

Uma nova variante do coronavírus conhecida como P2 foi identificada em pacientes de Barreiras e Santa Rita de Cássia, cidades do oeste da Bahia. O anúncio foi feito na quinta-feira (18).

A identificação da cepa foi feita pelo Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), por meio de um teste de sequenciamento de genoma completo. A variante P2 foi inicialmente descoberta no Rio de Janeiro.

De acordo com a Ufob, a primeira detecção aconteceu em 17 de dezembro de 2020, em amostra de paciente da cidade de Santa Rita de Cássia. A segunda foi detectada na quinta, em amostra de paciente de Barreiras. O dois pacientes apresentavam sintomas.

Os pesquisadores do laboratório investigam, em parceria com autoridades de saúde locais, se a transmissão já ocorre de forma comunitária.

Apesar da descoberta, as duas cidades não fazem parte do toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado, que começa nesta sexta-feira (19).

Em Barreiras, cidade-polo da região e que recebe a maioria dos casos de Covid-19, dos 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 16 estão com pacientes internados, com taxa de ocupação de 40%. 

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.