Noticias

Noticias

Esperança: Vacina contra HIV chega à última fase de testes

 

Foto: Reprodução

Uma novidade no combate à contaminação pelo vírus HIV. É que a Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, anunciou que uma vacina contra a doença chegou à fase 3, última etapa dos ensaios clínicos e a mais importante, pois determina o poder imunizante da dose. O resultado é o primeiro em 10 anos, já que nenhum outro tratamento havia chegado em estágios tão avançados de pesquisa e testes.

Os pesquisadores da Janssen utilizaram o mesmo princípio imunizante usado na vacina contra a Covid-19, tendo respostas positivas na maioria dos voluntários. A tecnologia aplica um adenovírus (grupo de vírus que normalmente causa doenças respiratórias) com estrutura modificada para transportar, até o interior das células do indivíduo, o DNA de suas proteínas mais representativas, de modo que o organismo crie anticorpos contra elas.

A terceira fase de testes da vacina contra o HIV deve durar de 24 a 36 meses, quando os pesquisadores vão analisar a permanência e a intensidade da vacina no organismo humano. A partir daí, poderá ser definido pontos essenciais, como, por exemplo, o tempo de revacinação. De acordo com os últimos dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), aproximadamente 1,7 milhão de pessoas se contaminam todo ano com o HIV.

Fonte: A Tarde

Tecnologia do Blogger.