Noticias

Noticias

Onyx anuncia ‘Novo Bolsa Família’ e promete ampliar beneficiados e valor

 

Ministro Onyx Lorenzoni anunciou Novo Bolsa Família no Recife — Foto: Pedro Alves/G1

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciou a criação do “Novo Bolsa Família”, que promete uma reformulação no programa de distribuição de renda criado em 2004 pelo governo federal. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11), durante a entrega de 15 furgões para o Programa de Aquisição de Alimentos, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

Sem dar detalhes da reformulação, Onyx Lorenzoni classificou como “revolucionário” o programa e disse que haverá aumento no valor do tíquete médio repassado aos beneficiados e também do número de famílias participantes.

O ministro disse ainda, que pretende divulgar os detalhes do projeto até a terceira semana de dezembro, assim que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizar. Ele disse que, no novo formato, o Bolsa Família “vai trabalhar com a emancipação através do emprego, além de trazer questões de mérito”.

“A gente já trabalhava isso desde novembro do ano passado, quando eu ainda estava na Casa Civil. Depois que eu fui pra Cidadania, nós continuamos trabalhando. O programa está pronto, é um programa completamente diferente do que ele foi pensado originalmente, muito mais efetivo e que vai trabalhar com a promoção das famílias. Vai trabalhar com a emancipação através do emprego, além de trazer questões de mérito importantes para o programa”, afirmou.

Ainda sobre o “Novo Bolsa Família”, o ministro declarou que há pontos a serem corrigidos no projeto. Ele contou que, por um “erro na concepção”, o Bolsa Família tem, atualmente, quase 5 milhões de famílias no Brasil que ganham de R$ 40 a R$ 80 mensais. Esse problema, segundo Onyx, será resolvido a partir de janeiro de 2021.

“Eu preciso que o presidente, eu tenho um grau de lealdade absoluta ao presidente, na hora que ele me der o OK, eu espero que ele faça isso na próxima semana, aí a gente vai apresentar o programa completo. É uma coisa revolucionária. Nenhum país que tenha programa social tem um programa social como ele foi concebido para ser o que eu chamo internamente de ‘Novo Bolsa Família'”, disse.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.