Noticias

Noticias

Centro de Sismologia da USP confirma tremor de terra na cidade de Cachoeira; abalo de 1.6 na escala Richter


Um pequeno tremor de terra foi registrado no inicio da noite desta última quarta-feira (19) nas cidades de Cachoeira e São Felix, no Recôncavo Baiano. O sismo foi confirmado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Os moradores das duas cidades relataram a sensação de tremor nas redes sociais, mas a causa ainda não havia sido confirmada. De acordo com o Centro de Sismologia, o tremor teve magnitude 1.6 na escala Richter.
Ainda conforme o Centro, ‘tremores dessa magnitude não são raros no Brasil e ocorrem quase todas as semanas em alguma região do país’.
“O terremoto acontece porque a rocha recebe uma tensão e a falha geológica se movimenta e é por isso que a gente sente esse tremor. Apesar de a gente estar sobre uma placa tectônica, em uma região que a gente chama de intraplaca, essa placa sul-americana que o Brasil está, ela sofre uma tensão da placa africana e a placa de Nazca. Além disso, nós temos falhas que vêm do oceano pela Cordilheira Mesoatlância que se prolonga pelo Oceano Atlântico e pode ser um dos indícios que fazem com que ocorra terremotos no Brasil”, explicou a professora  Geologia Luiza Bricalli.

Fonte: Blog do Valente
Tecnologia do Blogger.