Noticias

Noticias

Em live com Raimundo Varela, médico alerta para prevenção de quedas e fraturas em idosos

(Foto: Tomaz Silva//Agência Brasil)
Os cuidados com os idosos devem ser tomados desde os movimentos mais complexos até os mais simples, como levantar da cama. O alerta foi feito pelo médico e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Marcos Lopes.

Em live com o apresentador Raimundo Varela, nesta quarta-feira (03), o ortopedista explica que o idoso que dorme sozinho, nunca deve sair de vez da cama. “Ele tem que lateralizar o corpo, botar as pernas para baixo e sair devagarzinho”, diz.

Ainda conforme Lopes, é necessário que casas com pessoas idosas não tenham tapetes. Ele também recomenda que não sejam utilizadas sandálias de dedo, que o idoso não durma com a luz do quarto totalmente apagada e ainda que a luz do banheiro fique acesa. O profissional também acrescenta a necessidade de uso de alças para apoio tanto no chuveiro, quanto no vaso sanitário.Este último deve ser mais baixo, para evitar possíveis quedas.

“O idoso ele já perde naturalmente o equilíbrio, porque ele perde massa muscular, perde o equilíbrio, já não consegue enxergar direito, não ouve direito, a musculatura não é tão boa e tem osteoporose, que é a diminuição da quantidade de cálcio dentro do osso. (…) Em casos mais graves, ele nem precisa cair para quebrar. Ele quebra o osso e cai depois”, afirma.

Fonte: Varela Notícias
Tecnologia do Blogger.