Noticias

Noticias

Bolsonaro: ‘Quem é de direita toma cloroquina. Quem é de esquerda, tubaína’


O novo protocolo para o uso da cloroquina em estágios iniciais da Covid-19 deve ser assinado já nesta quarta-feira (20), segundo declarou Jair Bolsonaro em live na noite desta terça-feira (19). O documento está sendo elaborado pela equipe do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.
Ainda na transmissão ao vivo, o presidente fez piada sobre o uso do medicamento que divide opiniões na medicina. “Quem é de direita toma cloroquina. Quem é de esquerda, (toma) tubaína”, disse Bolsonaro. A substância tem efeitos colaterais graves para quem tem problemas cardíacos, segundo especialistas.
Entidades
Entidades médicas divulgaram nesta terça entendimento contrário ao uso do medicamento, em documento elaborado por 27 pesquisadores intitulado Diretrizes para o Tratamento Farmacológico da Covid-19. “Não há indicação de uso de rotina de hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, corticosteróides ou tocilizumabe”, diz o estudo.
Apenas o anticoagulante heparina, em tratamento preventivo, é autorizado. O documento é assinado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. 
Com informações do UOL.
Tecnologia do Blogger.