Noticias

Noticias

Lesões na ponta dos dedos podem ser sintoma de covid-19

Crédito: Reprodução Twitter
A cada dia que passa em meio a esta pandemia de coronavírus, os profissionais de saúde que recebem os pacientes conhecem um pouco mais sobre a doença. Agora, existe a suspeita de um outro sintoma, além dos mais comuns, que são febre, tosse e dificuldade para respirar.
Muitos pacientes, em especial crianças e jovens de até 20 anos, têm apresentado lesões nos dedos dos pés dias antes de terem os sintomas comuns.
Conforme um artigo publicado no European Journal of Paediatric Dentistry, um dos primeiros casos documentados foi na Itália, em um menino de 13 anos. Levado ao pediatra, o menino ainda não tinha sintomas de covid-19, mas cerca de uma semana antes, sua mãe e irmã tiveram febre e tosse.
As lesões eram nos dedos do pé, avermelhadas, como manchas de sangue coagulado, com cerca de 5 a 15 mm de diâmetro. Cerca de 2 dias depois o menino começou a apresentar os sintomas clássicos da doença.
Neste período, uma bolha se formou em uma das manchas, e foi piorando nos dias seguintes, com a formação de crostas devido ao líquido que sai do interior da bolha.
A partir deste caso, outros começaram a aparecer, publicados em redes sociais de médicos para o compartilhamento da informação entre os próprios profissionais. Todos os casos ocorreram em crianças e jovens assintomáticos, mas que estavam inseridos em um contexto familiar caso de covid-19.
Fonte: Voz da Bahia
Tecnologia do Blogger.