Noticias

Noticias

Confira o resultado da enquete com pré-candidatos à Prefeitura de Iaçu

O Iaçu Notícias lançou no dia 18 de março  a primeira enquete voltada a eleição majoritária de 4 de outubro. Cinco nomes foram apurados pela reportagem. Eles foram listados em ordem aleatória. A enquete encerrou nesta terça-feira 31 de março.

 “É uma sondagem que faz parte do próprio processo eleitoral, com base em uma lista inicial de nomes já publicamente ventilada no meio político. Há siglas com decisões internas já firmadas, mas naturalmente que outros nomes poderão surgir com o decorrer das conversas entre os partidos”, opina o diretor geral do Iaçu Notícias Silvoney Santos.

Ressaltando que a enquete não tem valor científico. Foi apenas uma ferramenta para ampliar a interatividade e a participação no Iaçu Notícias. O sistema só permitia votar uma única vez, ou seja você só tinha uma chance para votar.
A enquete segue a Lei Federal 9.504/1997 a Resolução 23.549/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tais normativas permitem a realização de enquete ou sondagem eleitoral antes do período de campanha eleitoral conforme o parágrafo 5º do artigo 33 na Lei Federal: “É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”.

“Se trata de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica. Cabe ao interessado a participar espontaneamente da enquete e opinar”, reforça o diretor. Enquanto uma pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho.
Segundo o calendário eleitoral para 2020, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. Também a partir de 20 de julho, os candidatos passam a ter direito de resposta à divulgação de conteúdo difamatório, calunioso ou injurioso por qualquer veículo de comunicação social.
O Pré candidato Eziquiel da Farmácia teve boa potuação na enquete.

 Confira abaixo o resultado.

ENQUETE: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Iaçu?







Tecnologia do Blogger.