Noticias

Noticias

Bahia receberá do Ministério da Saúde mais de 31 mil testes rápidos para detecção da Covid-19

Dos quase 500 mil kits doados ao Brasil, 31.634 vão para a Bahia — Foto: Vale/Divulgação
O estado da Bahia receberá do Ministério da Saúde 31.634 testes rápidos de detecção do coronavírus, segundo informação divulgada na noite de terça-feira (31), pela pasta. O material faz parte dos quase 500 mil kits que chegaram no Brasil na última segunda-feira (30) e serão distribuídos entre os estados e o Distrito Federal.
A Bahia é o quarto estado que receberá a maior quantidade de testes rápidos em todo o país. São Paulo, com o recebimento de mais de 106 mil testes, lidera a lista, seguido por Minas Gerais (aproximadamente 50 mil) e Rio de Janeiro (cerca de 37 mil). Ainda não há informações de quando os kits chegarão à Bahia.
Os 500 mil testes que serão distribuídos pelo Ministério da Saúde fazem parte do primeiro lote de kits que foram adquiridos pelo governo federal. Mais 4,5 milhões de unidades serão entregues ao longo do mês de abril, de acordo com a Vale, que comprou o material e os doará ao governo brasileiro, que cuidará da sua logística de distribuição no país.
O teste, produzido pela empresa chinesa Wondfo, possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permite ter um resultado em apenas 15 minutos.
Os testes realizados atualmente na Bahia demoram alguns dias para dar resultado. Na última segunda-feira, em entrevista ao Bahia Meio Dia, o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas, detalhou como o exame é realizado.
"O Brasil inteiro está fazendo o teste de RT-PCR, é um teste de bancada, feito dentro do Laboratório Central do Estado. Não é um exame que faz na mesma hora. Isso não está sendo feito ainda. Todos os estados têm a mesma dificuldade de ter acesso a esse exame, que é complexo e demorado. Um exame desse demora pelo menos quatro horas entre checagem das amostras e a conclusão do resultado. Por isso eu digo que não é pouca a checagem", explicou.
Até a manhã desta quarta-feira (1º), a Bahia havia registrado mais de 210 casos confirmados de coronavírus. Além disso, duas mortes foram registradas no estado em decorrência da doença.
Fonte: G1 Bahia
Tecnologia do Blogger.