Saúde: Itaberaba prepara Plano de Enfrentamento ao Coronavírus
![]() |
O encontro, realizado no Cenacon, reuniu autoridades de diversas áreas de atuação, incluindo secretários municipais, profissionais de saúde e defensoria pública, com a finalidade de traçar estratégias de proteção tanto a funcionários quanto ao público em geral, além de orientações para escolas e órgãos que tenham atendimento massivo de pessoas. Há mais de 15 dias, a Sesau vem atualizando os profissionais do município acerca do protocolo regulamentado pelo Ministério da Saúde, que orienta sobre como proceder em casos de suspeita, como acolher e as medidas para com o paciente com suspeita.
Com a autorização para testar o corona sem contraprova concedida, pelo Ministério da Saúde, ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), o tempo de resposta para notificação, testagem e fechamento de diagnóstico diminuiu, possibilitando um atendimento mais célere e efetivo. Até às 17 horas desta sexta-feira (13), a Bahia registrou 289 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo COVID-19, sendo sete confirmados (4 em Feira de Santana e 3 em Salvador). Outros 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais.
Segundo o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues Jr, “essa é a terceira reunião que nós estamos fazendo para poder juntar dados do que está sendo trabalhado a nível nacional e estadual, para montar o nosso Plano de contingenciamento municipal, considerando a nossa população, rede de atenção à saúde e a geografia do município para que Plano venha, de fato, a atender às nossas necessidades”, disse. Durante todo o final de semana, as equipes da Sesau vão estar reunidas para finalizar o Plano que abrange, dentre outros, dois aspectos principais: o de comunicação com a população e o de atualização dos profissionais da rede, por conta da dinâmica da doença.
Fonte: Chapada Notícias