Noticias

Noticias

Barreira Sanitária monitora mais mil pessoas e veículos em uma semana


A Barreira Sanitária montada pela Prefeitura de Itaberaba — em parceria com o Governo do Estado — nas principais vias de acesso à cidade, completa uma semana de atividade e registra mais de mil abordagens a veículos e passageiros que estejam chegando ou saindo do município. A ação tem a finalidade preventiva de combater o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), garantindo a segurança de todos. Durante as abordagens, são realizados questionários de avaliação, além da aferição de temperatura com termômetro digital.
Os passageiros ainda recebem orientações sobre procedimentos de segurança para evitar o contágio pelo vírus. Em caso de sinais de febre ou sintomas de gripe, os dados do passageiros são coletados e eles passam a ser monitorados pelas equipes sanitárias da Vigilância Epidemiológica do município e do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Centro Leste, seguindo o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus preconizado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) e pelo Ministério da Saúde, inclusive com a determinação de quarentena.
Em 8 dias, cerca de 450 veículos foram abordados, com o monitoramento de mais de 610 pessoas. Desse total, apenas 1,18% das pessoas apresentaram sinais de febre acima de 37,8º e, 1,38% eram provenientes do áreas de risco. Nesse casos, alguns passageiros são encaminhados para avaliação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, mas a maioria é orientada a ficar em isolamento social e, caso surja algum sintoma, devem imediatamente entrar em contato com Ouvidoria Geral do Município através do 75 99230 6900. Nos caso das pessoas com sinais e sintomas, que estejam deixando Itaberaba, uma nota de alerta é emitida para a cidade de destino.
Segundo o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues Jr., a ação, que — incialmente — iria durar 10 dias, vai permanecer por tempo indeterminado por conta da evolução do quadro pandêmico no Estado. “O número de casos na Bahia têm crescido exponencialmente a cada semana, o que aumenta a nossa responsabilidade. Nosso objetivo, com essa ação, é a prevenção. Orientando as pessoas sobre os sintomas e cuidados para evitar o contágio, além de, possivelmente, identificar casos suspeitos para o monitoramento”, disse. A ação conta, ainda, com os apoios da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar da Bahia (PMBA).
A Bahia registrou, até as 17h dessa segunda-feira (30), 176 casos confirmados da COVID-19, além de um óbito, em 24 municípios. Este número representa um aumento, nos últimos 8 dias, de cerca 179,37% no número de casos registrados. No Brasil, o número de caso já chega a quase 4.600, com um total de 161 mortes. Estes números representam um aumento de 134,59% no número casos e de 373,53% no de mortes, em uma semana. Com 1.517 casos confirmados, São Paulo registra 113 mortes o que representa 70,19% do total de óbitos no país.
Fonte: ASCOM
Tecnologia do Blogger.