Noticias

Noticias

Praça J. J. Seabra vai expor relíquia encontrada em escavação

A roda, que foi encontrada durante escavação para instalação da rede de esgoto — em maio desse ano — no centro de Itaberaba, ganhou um local especial e vai ficar exposta ao público na Praça J. J. Seabra que está sendo totalmente reformada e vai ser entregue na próxima sexta-feira (13). A peça pertencia, provavelmente, a um antigo trator a vapor inglês do século 19, da Companhia Marles Sorrell & Sons.
Esse tipo de equipamento é considerado pelos historiadores como um dos tratores mais antigos do Brasil, se diferenciando dos demais veículos de tração que hoje conhecemos, apenas pelo combustível utilizado — lenha e água. No Brasil, existe um exemplar do Locomóvel, como eram conhecidas estas máquinas, que pertence ao acervo do Museu do Automóvel, localizado no município de Bebedouro, no Estado de São Paulo.

Não existem registros sobre a vinda deste tipo de equipamento para Itaberaba. A hipótese mais aceita, pelos historiadores locais, é de que a peça tenha sido trazida de forma avulsa (para o reaproveitamento em outra função), sendo posteriormente abandonada e, com a passagem do tempo, acabou sendo soterrada pela erosão e pavimentação da via sob a qual fora encontrada (Rua 18 de maio).
Tecnologia do Blogger.