Noticias

Noticias

Recordar é Viver: Ex Prefeito João Filho promoveu conquistas ao funcionalismo público municipal durante seu mandato


A valorização do funcionalismo público municipal foi um dos pilares da gestão “Juntos Fazemos Melhor”. A estratégia fez parte do projeto para o desenvolvimento cada vez mais dinâmico de Itaberaba. O comprometimento do prefeito João Filho com os colaboradores públicos não foi apenas no pagamento em dia dos salários, mas também na promoção profissional e valorização salarial.

Prova disso é o reajuste anual do salário dos servidores, que desde 2010, receberam até o final do mandato do ex Prefeito João Filho, índices de correção acima dos da inflação – com exceção de apenas um exercício.

Veja a tabela: Ano reajuste inflação do ano anterior
2010 5% 4,31%
2011 8% 5,91%
2012 6% 6,50%
2013 13% 5,84%
2014 9,32% 5,91%
2015 10% 6,41%
2016 11% 10,67%

Recordar é Viver

O ex Prefeito João Filho sempre priorizou a área importante para o desenvolvimento do município, a Educação merece destaque. Em 2010, a título de incentivo, professores em efetivo regime de classe passaram a ter gratificação de 18% ao salário sobre o vencimento básico. Em 2013, tanto professores como coordenadores pedagógicos tiveram 20% de incentivo sobre o vencimento básico. Em 2015, além do reajuste de 10%, os professores de nível 1, 2 e 3 obtiveram adicional de mais 3%.

Ao atender a antiga reivindicação da classe, o esforço do governo municipal visa a aprovação até o final deste ano do Plano de Cargos e Salários do Magistério. Valorização Um dos exemplos de valorização do funcionalismo foi no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacon) que teve a frente o Padre Giovanne Caneva, que realizou diversas atividades em Itaberaba. Pensado e estruturado no governo João Filho, o Cenacon atendeu cerca de 1.100 dos 1.500 professores da rede municipal de ensino visando o aprimoramento profissional.

Além de uma série de cursos, palestras e programas, o Cenacon ofereceu formação em pós-graduação a professores da rede municipal. Parte dos projetos é realizado em parceria com os governos do Estado e Federal. Equipado com computadores, salas de aula climatizadas e vários ambientes, o Cenacon está o tempo todo à disposição para a convivência do professorado. Também serve a outras secretarias municipais e entidades da sociedade civil, quando não está sendo utilizado para sua atividade fim. Cenário O Brasil enfrenta uma de suas mais graves crises econômicas.

A retração do Produto Interno Bruto (PIB) apenas em 2015 e 2016 deve superar 7%. Esse abrupto recuo econômico impacta na arrecadação de impostos e, consequentemente, diminui o repasse de verbas da União e Estado ao sempre esteve a disposição do município no mandato de João Filho. Com orçamentos apertados, gestores municipais enfrentam dificuldades para manter o equilíbrio nas contas públicas sem que seja comprometida a qualidade do atendimento em serviços vitais, como saúde, educação e ação social, entre outras. Apesar da crise econômica, Itaberaba mantinha em operação todos os programas públicos com a mesma qualidade nos serviços.
Tecnologia do Blogger.