Noticias

Noticias

RODRIGO BALASSIANO: Saiba o que são direitos creditórios

Olá, sou o Rodrigo Balassiano e mais uma vez vamos falar sobre temas financeiros que muita das vezes você escuta na TV mas não sabe ao certo sobre o assunto, inclusive pra você que tem um perfil de investidor, até mesmo os mais moderados, recomendo que conheça um pouco sobre os direitos creditórios.

Direitos Creditórios são direitos derivados dos créditos que uma empresa tem a receber, como cheques, aluguéis, duplicatas ou parcelas de cartão de crédito. Ou seja, eles funcionam como dívidas convertidas em títulos, e que podem ser vendidas a terceiros, através de um processo chamado securitização.

Uma forma fácil de entender isso são as compras a prazo. Vamos supor que você comprou um sofá para pagar daqui a 30 dias. A loja fica com o direito de receber esta quantia no prazo estabelecido, mas, para adiantar o recebimento, ela pode transformar a sua dívida em título negociável, por meio da cessão de direitos creditórios. Então um investidor compra o direito a crédito, ou direito creditório, pagando à loja, antecipadamente. Quando você efetuar o pagamento, o dinheiro vai para o investidor, ao invés da loja. Para que isso seja interessante, a loja abre mão de uma porcentagem do valor, e este será o lucro do investidor.
Esse processo de transformar uma dívida em direito creditório negociável é chamado de securitização.
Grande abraço e até nosso próximo conteúdo.
(Por Rodrigo Balassiano)
Tecnologia do Blogger.