Noticias

Noticias

DR. RAPHAEL NOGUEIRA SIMÃO: O futuro da Medicina em nosso país

Na visão do médico Dr. Raphael Nogueira Simão basicamente, três fatores influenciarão o futuro da Medicina no Brasil: o aumento drástico do número de cursos de Medicina, fazendo com que cresça o número de profissionais que serão lançados no mercado nos próximos cinco anos; o sistema SUS com atendimento que não dá conta do volume demandado, somado ao aumento que já vem ocorrendo no número de grandes clínicas e clínicas populares, que cobrem os buracos do SUS; por fim, o interesse por parte de fundos de investimento internacionais no setor de saúde do Brasil.
Com esse cenário, há uma tendência de que, cada vez mais, as clínicas mais bem geridas ganhem mercado,garantindo uma marca mais forte perante à população. Para se ter uma ideia, recentemente Dr. Consulta recebeu investimentos na ordem de R$ 300 milhões para sua expansão em território nacional.
Com o crescimento das clínicas, é esperado que cada vez mais elas forneçam uma gama de serviços em conjunto, visando à melhoria dos resultados e à facilidade para o paciente: Nutrição e Endocrinologia, exames, cirurgias, acompanhamento psicológico, entre outros, crescendo ainda mais, porque é muito mais prático para o paciente que tudo seja feito em um único lugar e com um tratamento mais integrado.
Com esse crescimento, é esperado que as clínicas se transformem em pequenos hospitais, sabendo que a incidência de impostos é extremamente menor e trazendo, assim, ainda mais vantagem competitiva.
Como há um volume muito grande de médicos se formando em Medicina nas mesmas cidades, acredita-se que seja inviável que todos abram um consultório, considerando o alto custo de montar um negócio e criar uma marca. Assim, provavelmente muitos terão que trabalhar para alguém, seja em um hospital ou em clínicas já existentes.
Tecnologia do Blogger.