Noticias

Noticias

Você sabia que o distrito de Lajedo Alto conta com uma Instituição que beneficia atualmente mais de 120 crianças?


Você sabia que o distrito de Lajedo Alto conta com uma Instituição que beneficia atualmente mais de 120 crianças?  

Em 2015 foi fundada a Brinquedoteca Fazenda Santa Cruz, no Distrito de Lajedo Alto com a finalidade de educar e atender crianças filhos (as) de funcionários da Fazenda Santa Cruz com faixa etária de 4 a 10 anos de idade, que residiam no Distrito de Lajedo Alto/Iaçu-Bahia.
            
  A princípio, foram inseridas no projeto 58 (cinquenta e oito) crianças, que eram atendidas no contra turno escolar, em oficinas onde eram desenvolvidas atividades lúdicas (músicas infantis, jogos educativos, leitura e escritas, brincadeiras regionais, festas comemorativas, dentre outras). O atendimento era de março a dezembro, de segunda a sexta-feira, com carga horária de uma hora e trinta minutos, por turma, visto que eram atendidas duas turmas pela manhã e duas pela tarde, lembrando que no período das oficinas era oferecida merenda para todas as crianças. As atividades eram ministras por uma única pessoa, Gerusa Passos Brotas que, além de ministrar as atividades, realizava serviços gerais.

Quem fizer a doação estará apoiando os projetos do Instituto Ouro Verde Iaçu, faça parte desta corrente;

Banco do Brasil

Conta corrente: 36777-X
Agência: 0285-2




CNPJ: 32.341.282/0001-87

HISTÓRIA:
No ano de 2016, o projeto cresceu e passou a atender também crianças adotadas (não filhos de funcionários) passando a atender 68 crianças, razão pela qual uma nova colaboradora foi contratada, ministrando as oficinas pedagógicas e realizando os serviços gerais. Em 2017 houve um grande avanço, o número de meninos (as) atendidos passou para 120, e o quadro de funcionários se compunha de: uma pessoa na administração, três mediadoras das oficinas e uma pessoa de apoio (para fazer limpeza e a merenda das crianças). Além disso, mudou-se a sede de funcionamento para um espaço maior, na Praça do Comércio, que permanece até a presente data.


        Em 2018, o número de crianças permaneceu o mesmo de 2017, e o quadro de funcionários se compôs de uma administradora, um coordenador pedagógico, cinco mediadoras das oficinas, duas pessoas de apoio. No mês de julho de 218, surgiu uma extensão da Brinquedoteca Santa Cruz. Isto é, foi criado um novo Projeto socioeducativo de nome Zanchettão, para atender crianças e pré-adolescentes de 10 a 16 anos de idade, no contra turno escolar, durante três dias semanais, com carga horária de três horas, com
as seguintes atividades: fanfarra, futebol, vôlei, visita aos idosos, arte e atividades pedagógicas. Portanto, no segundo semestre de 2018, passou-se a ter dois projetos: Brinquedoteca Santa Cruz, atendendo crianças de 4 a 9 anos de idade, e Zanchettão, atendendo de 10 a 16 anos de idade. 

Tendo em vista o crescimento significativo do projeto, a Fazenda Santa Cruz, embora totalmente vinculada aos seus ideais, desligou-se da gestão direta das atividades, passando a ser uma colaboradora da instituição criada em 2019. Criou-se o “INSTITUO OURO VERDE”, com administração própria, mas mantendo o mesmo espirito de desenvolvimento e apoio social.
Tecnologia do Blogger.