Noticias

Noticias

Temporal alaga abrigo e idosos ficam ilhados em Itabela

O temporal que atinge a cidade de Itabela desde a terça-feira (12) causou alagamentos e invadiu casas no município. Os idosos de um abrigo ficaram ilhados por conta do grande volume de água.
Grandes poças se formaram e até alguns patos foram vistos nos fundos do imóvel onde funciona o abrigo. Em outros pontos da cidade, famílias ficaram desabrigadas por conta da chuva. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Itabela, foram registrados 28 pontos de alagamento no município.
A casa dos idosos Giuseppe Aras, alagada pelo temporal fica no bairro Bandeirantes. A água no local subiu tanto que entrou nos quartos dos 36 idosos que moram no abrigo. Na farmácia, todo estoque de fraldas e materiais para curativo foi perdido.
Desde o alagamento, até as refeições estão servidas de forma improvisada, em uma sala de entretenimento e dentro dos quartos. Isso porque o refeitório que funciona na parte externa está completamente coberto pela água. Por causa das perdas, a associação que administra a casa de idosos, pede de doações.
O coordenador do abrigo, Ionan Galo, disse que sempre que chove, a água se acumula na rua e invade o local porque além do bueiro estar sempre cheio de lixo ou entupido, a unidade foi construída em uma área de brejo. “É um terreno mais baixo, a rede de esgoto encontra-se entupida e não dá vazão a essa quantidade de água”, explicou.
O Secretário de Obras e Infraestrutura de Itabela, IJinivaldo Cabral, disse que foi feita uma limpeza no local próximo ao abrigo há 2 semanas. “A drenagem naquela região fica comprometida, uma vez que os próprios moradores colocam dejetos, mas estamos monitorando. Caso precise, nós vamos interditar o asilo e retirar os idosos”, disse Cabral. (Informações: G1 Bahia)
Tecnologia do Blogger.