Entretenimento

Entretenimento

Crianças de até 12 anos não devem tomar café, alerta AAP

Consequências do consumo por esse público pode acelerar problemas neurológicos, gástricos e cardiovasculares.

sexta-feira

/ by Iaçu Noticias

 

Efeitos nocivos da cafeína são maiores no público infantil - Foto: Reprodução | Pexels

A Academia Americana de Pediatria (AAP) lançou uma alerta contra o consumo de café por menores de 12 anos. De acordo com o instituto, a cafeína em doses regulares traz uma série de efeitos negativos para a saúde de crianças e adolescentes.

Thank you for watching

A AAP explica que, apesar de ser uma substância estimulante com potencial comprovado para aumentar a atenção e evitar a fadiga em adultos, o consumo pelo público infantil nunca foi avaliado do ponto de vista científico e os efeitos nocivos associados ao excesso nos mais velhos são observados de forma muito mais rápida nas crianças devido ao menor peso corporal e ao organismo ainda em formação.

As consequências do consumo envolvem aumento da frequência cardíaca (taquicardia), elevação da pressão arterial, sintomas de ansiedade, problemas para dormir, problemas gástricos e, em doses ainda mais altas, pode ser tóxico.

Em artigo publicado na revista científica Pediatrics, a AAP cita que, em 2005, a Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicações registrou mais de 4,6 mil relatos de disfunções relacioandas à cafeína, com 2,6 mil envolvendo pacientes menores de 19 anos.

As questões relacionadas aos sistemas neurológicos e cardiovasculares como taquicardia, arritmia e pressão alta aceleram o desenvolvimento de problemas crônicos. Além disso, sintomas de saúde mental, como ansiedade, agravam ainda mais a dificuldade para dormir. Isso é ainda mais perigoso nas crianças, que necessitam de mais horas de sono por terem o cérebro ainda em formação.

Fonte: A Tarde


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© OBRIGADO PELA SUA VISITA!! VOLTE SEMPRE!!
Designer: Silvoney Santos