Entretenimento

Entretenimento

Secretarias municipais e estaduais descartam retomado do uso de máscara na Bahia

Infectologista também defende que ainda não é necessário, já que o número de óbitos e internações não sofreu aumento.

segunda-feira

/ by Iaçu Noticias

 

Foto: Divulgação



Mesmo com o avanço dos números de casos de Covid-19 nos municípios baianos, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) considera que não há necessidade de retomar o uso de máscara em ambientes fechados. Segundo a pasta, o número de infecções na Bahia - menos de 1% -  ainda não é expressivo o suficiente para que seja necessária a obrigatoriedade do uso de máscaras. 

Na última sexta-feira (3), o prefeito Bruno Reis também já havia informado que ainda não cogita a retomada. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que segue monitorando os números de casos na capital baiana.

“Estamos observando e acompanhando de perto o leve aumento de casos. Felizmente, o número de internações não tem crescido, mas não descartamos nenhuma possibilidade e usamos todos os critérios técnicos para decidir sobre que decisões tomar. Sabemos que ninguém quer voltar a usar máscara, mas para que isso não aconteça é necessário que cada um faça a sua parte: usar máscara quando estiver com sintomas gripais e completar o esquema vacinal contra a Covid-19”, explicou o chefe da pasta, Décio Martins.

O infectologista Tiago Lôbo, entrevistado na Rádio Metropole nesta segunda-feira (6), também acredita que ainda não é necessária essa retomada. De acordo com ele, se o aumento do número de casos trouxer também um crescimento nos óbitos e internações, “nesse caso, as máscaras vão voltar naturalmente”. 

“Não usamos máscara para a Influenza. Por que vamos usar para uma doença que hoje está matando muito menos que a Influenza? O temor, às vezes, faz com que a gente não raciocine. A gente tem que colocar a cabeça no lugar, analisar friamente o que está acontecendo para que possamos ficar bem e passar por essa onde sem grande prejuízos mentais”, afirmou o infectologista.

Na última semana, a Bahia registrou um aumento de 86% no número de casos ativos de Covid-19. Na quinta-feira (2), a Sesab informou que 953 pessoas estão contaminadas. Uma semana atrás, na quinta (26), eram 512. 


Fonte: Metro1

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© OBRIGADO PELA SUA VISITA!! VOLTE SEMPRE!!
Designer: Silvoney Santos