Entretenimento

Entretenimento

Estudantes baianos da rede pública de ensino vão para intercâmbio em Portugal

“Era uma Vez... Brasil”, esse é o nome da experiência que estudantes da rede municipal de ensino vão ter a oportunidade de participar.

quinta-feira

/ by Iaçu Noticias

Foto: Divulgação

 “Era uma Vez... Brasil”, esse é o nome da experiência que estudantes da rede municipal de ensino vão ter a oportunidade de participar. Alunos do oitavo e nono ano de Salvador, Mata de São João e Jacobina farão um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal. 

O projeto acontece nacionalmente e está em sua quinta edição. A iniciativa vem, desde março de 2020, mobilizando 1.500 alunos e mais de 70 professores da rede pública de ensino de seis cidades brasileiras: Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA), Belo Jardim (PE) e Lençóis Paulista e Macatuba (SP).

 

A primeira etapa, chamada de Fatos Históricos, teve como resultado a produção de histórias em quadrinhos e vídeos. Os estudantes que criaram as melhores HQs seguem agora para a segunda etapa. O mês de janeiro é o início da nova fase do “Era uma Vez... Brasil”: o campus de arte-educação, que acontece em semanas consecutivas e envolve 500 adolescentes. Em Salvador e Mata de São João são 125 estudantes participantes, todos oriundos da rede pública de ensino. As atividades presenciais da etapa começaram na terça-feira (11), na Escola Municipal Maria Odília, em Mata de São João. 

 

“Os alunos farão uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de Interpretação, Roteiro, Som e Fotografia, além de Vivências Indígenas e Afro-brasileiras” explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, que realiza o projeto. Como resultado desses encontros, os estudantes produzirão curtas-metragens de 15 minutos sobre tudo que aprenderam durante o processo do projeto. 


Na região, o projeto conta com a parceria fundamental da RTE Rodonaves, patrocinadora nacional do Era Uma Vez… Brasil, e com os apoios das Secretarias Municipais de Educação das duas cidades. “Esse é um programa que tem colaborado com as redes de educação, com o desenvolvimento da cultura nacional. É muito importante resgatar esses valores e essa trajetória histórica. Por isso, fico feliz em receber esse programa no município de Mata de São João”, destaca Alex Carvalho, secretário municipal de Educação de Mata de São João.


Fonte: Bahia Notícias



Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© OBRIGADO PELA SUA VISITA!! VOLTE SEMPRE!!
Designer: Silvoney Santos